Nossos objetivos

O objetivo do nosso Blog é compartilhar nossas experiências bem como divulgar a DW para tentar minimizar diagnósticos tardios por falta de informação por parte de alguns profissionais da saúde, o que acarreta graves consequências e sequelas irreversíveis para os portadores da DW. Que possamos estar juntos sem desistir da luta. Creio na força do amor e na superação dos obstáculos impostos pela vida. Juntos somos força, somos amor, somos vida.





segunda-feira, 13 de julho de 2015

Glossário



Acetato de zinco
Droga usada na  terapia de manutenção na doença de Wilson que age bloqueando a absorção de cobre pelo aparelho digestivo, prevenindo qualquer novo acúmulo de cobre. O doente precisa antes ser “limpo”de cobre  com o uso de um agente quelante. Nome comercial Galzin.

Anéis de Kaiser-Fleisher
Descoloração da membrana externa da íris causada pelo depósito de cobre. Embora os anéis nem sempre sejam visíveis em todos os pacientes, nunca aparece numa pessoa sem a doença de Wilson. Os anéis não são visíveis a olho nu.Veja fotos  (foto 1 olho sadio e foto 2 olho com os anéis).

Anemia hemolítica
Anemia causada pela destruição (e também pela sub-produção) dos glóbulos vermelhos do sangue.

Assintomático
Algumas pessoas com a doença de Wilson nunca apresentam sintomas característicos da doença.  Essas pessoas são as consideradas assintomáticas.

BAL (British anti-Lewisite)
A primeira droga descoberta para o tratamento da doença de Wilson. É administrada por meio de uma série de injeções dolorosas. O Bal foi desenvolvido originariamente como um antídoto para Lewisite (uma arma química similar ao gás mostarda) .

Biópsia do fígado
Procedimento feito, geralmente com o paciente acordado, em que uma porção minúscula do fígado é extraída com uma agulha especial.

Ceruloplasmina
Uma proteína simples encontrada no sangue que se gruda ao cobre, de tal  maneira que o cobre pode ser removido do corpo através do aparelho circulatório. Mais de 90% dos pacientes de Wilson têm um  índice de ceruloplasmina no sangue abaixo do normal.

Cirrose
Doença do fígado em que as células normais são substituídas por  tecido necrosado, que inibe várias funções do órgão.

Disfagia
Dificuldade para engolir. É comum que o reflexo de engolir seja dificultado nas pessoas com a doença de Wilson. Alimentos e a salivação   “descem pelo tubo errado”

Distonia
Movimentos involuntários e prolongadas contrações musculares. O tipo de distonia provocado pela doença de Wilson  obriga os doentes de Wilson  a assumirem posições não naturais.

Doença de Menkes
Outra desordem genética no metabolismo do cobre em que há um excessivo acúmulo de cobre no fígado e uma  absorção de cobre deficiente na maior parte dos outros tecidos do corpo.

Doença autossomica recessiva
Anomalia hereditária que  pode ocorrer a ambos os sexos. A doença de Wilson é uma doença autossômica recessiva.

Gastroenterologia
Diagnóstico e tratamento de doenças do aparelho digestivo.

Gene
Parte da molécula do DNA que é responsável pelo desenvolvimento de certas características.

Icterícia
Amarelamento da pele e da parte branca dos olhos,  usualmente causada por doenças do fígado ou dos canais condutores da bile.

Penicilamina
Possivelmente a droga mais comumente utilizada no tratamento da doença de Wilson. É uma variante da penicilina e também utilizada no tratamento de artrite reumatóide. Marcas comerciais Cuprimine e Depen .( Vide também Trientine.)


Piredoxina
Veja vitamina B6.

Quelante
Agente que provoca uma reação química com um metal (como o cobre).  Muitas drogas usadas no tratamento da doença de Wilson “reagem” com o cobre de tal maneira que o corpo do paciente possa eliminá-lo.

Renal
Relativo ao rins. A doença de Wilson algumas vezes provoca o mal funcionamento dos rins.

Trientine
Um quelante do cobre algumas vezes usado no tratamento da doença de Wilson. Nome comercial Syprine – disponível no Brasil somente através de importação dos USA.

Vitamina B6
Utilizada sob prescrição médica para combater os efeitos colaterais da Penicilamina





Nenhum comentário:

Postar um comentário