Nossos objetivos

O objetivo do nosso Blog é compartilhar nossas experiências bem como divulgar a DW para tentar minimizar diagnósticos tardios por falta de informação por parte de alguns profissionais da saúde, o que acarreta graves consequências e sequelas irreversíveis para os portadores da DW. Que possamos estar juntos sem desistir da luta. Creio na força do amor e na superação dos obstáculos impostos pela vida. Juntos somos força, somos amor, somos vida.





sábado, 20 de julho de 2013

DOENÇA DE WILSON NA SÉRIE DR. HOUSE (1/2)

Pessoal, sou muito fã da série Dr. House. Como vocês já sabem, sou portador da DW como a maioria de vcs. Antes de postar o vídeo, gostaria de escrever algumas palavras.

A primeira vez que ouvi fal...ar nesta doença foi em um dos episódios desta série. Operei a vesícula e passei por uma fase de não adaptação à sua retirada, passei muito mal durante aproximadamente dois meses após a cirurgia. Até que um dia não aguentei mais e fui à emergência de um hospital. Eles fizeram uma bateria de exames de sangue e o resultado das funções hepáticas vieram alteradíssimos: ALP - 185, Gama-GT - 141, TGP - 201, TGO - 43. Me pediram para ir num gastro, e foi o que fiz, dentre as baterias de exames que ele me passou, passou também a dosagem de Ceruloplasmina e uma USG Abdominal. Resultados: Ceruloplasmina 13 e Fígado com hepatomegalia e esteatose. Pesquisei na internet e me veio logo de cara na pesquisa: "Doença de Wilson". Lembrei logo da série Dr. House....
Fui ao meu gastro com os resultados, inclusive o da Ceruloplasmina, ele disse para eu não me preocupar, afinal estava recém operado, os exames poderiam estar dando um falso positivo para DW, que nosso problema maior era tratar o problema pós-operatório que estava tendo. Que depois de seis meses ele iria repetir os exames para ver os resultados. Todos os exames foram feitos em 10/2012.

Ocorre que no decorrer dos meses minha cabeça não estava legal, andava deprimido, com medo de sair de casa, com uma angústia cada vez maior... Fui buscar um psicólogo e um psiquiatra. Só consegui consultas para 01/2013. Os dois profissionais concordaram em seus diagnósticos: Síndrome do pânico, agorafobia e depressão. Comecei a usar os remédios que o psiquiatra me passou, só que todo remédio que ele me passava fazia efeito por curto espaço de tempo, foi uma luta. De 15 em 15 dias tinha que mudar os remédios. Era insônia, medo de sair de casa, tristeza profunda que não cediam...

Enfim o gastro pediu nova dosagem de Ceruloplasmina, que dessa vez veio em 6, não pediu USG pois os níveis de função hepática embora estivessem elevados, já tinham diminuído bastante até aquele momento. Bom, seguindo a orientação de um amigo médico, de posse desse novo exame, procurei um hepatologista. Graças à Deus foi a minha salvação. Fui na internet e dentre a rede credenciada do meu plano de saúde e escolhi à sorte... Sem referências, sem nada. Como já havia estudado muito sobre a DW na internet, me propus uma estratégia para ver se o médico era bom. Iria passar a dosagem de ceruloplasmina, os dois exames, a USG e os demais exames que tinha comigo até então. Função hepática, hemogramas e outros... Se ela não tocasse na suspeita de DW iria procurar outro. Para minha feliz surpresa, o local onde fui era referência em DW e a doutora que escolhi fazia parte do grupo que trabalhava especificamente no acompanhamento dos portadores da DW. Não preciso nem dizer que ela passou no meu "teste", rs. Pediu cobre urinário, cobre sérico livre, RM do abdome e do Cérebro e Pesquisa dos anéis de KF.

A DW foi confirmada com a Ceruloplasmina em 6, Cobre livre em 90,4, RM fígado com esteatose e nódulos, e... Histórico psiquiátrico. Isso ocorreu em 03/2013. Comuniquei à psicóloga e ao psiquiatra. O psiquiatra ligou logo a ineficácia dos remédios ao nível de cobre livre no meu sangue e fez o diagnóstico psiquiátrico por motivos orgânicos (DW). Comecei o tratamento em 28/04/2013. Vai fazer 3 meses, ainda não estou bem, passei a apresentar tremores nas mãos; tremores ao forçar a musculatura, ao descer escadas; estou com artrite e artrose; além de estar com dificuldade de concentração e com a memória horrível. A Hepatologista disse que isso é assim mesmo e que provavelmente após os 3 meses de tratamento as coisas vão começar a melhorar...

Me desculpem por digitar demais. Mas o caso é que hoje pesquisei e encontrei quais os episódios que a série Dr. House trataram da DW, e achei não um, mais dois episódios. Todos dois com doenças psiquiátricas latentes. Hoje, vendo como portador da DW, pude me identificar muito com os pacientes. É claro que em algumas partes, mas a sensação de alívio por saber que você não está ficando louco e que há esperança, isso foi igual.

Achei bom postar aqui para quem quiser ver. Agora postarei o primeiro e no outro post o segundo. (Caso não apareçam no link, direto é só ir na série Dr. House e procurar 1ª Temporada ep. 06 e 6ª Temporada ep. 11 (no site, no box 12)

Um grande abraço a todos os amigos desta página. Feliz dia do amigo.




5 comentários:

  1. Amigo, obrigado por ter compartilhado este texto em seu blog. É muito bom contribuir e compartilhar minha experiência e ainda melhor poder ver pessoas se beneficiando com insto. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Abraços Hiran e obrigada pela bela contribuição

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por seu texto.
    Estou pesquisando também. É uma luta quase solitária. Muitos te dizem que vc não tem nada.
    Tenho vários sintomas relacionados a DW.
    Observo que tenho um constante barulho de "iiiiiiiiiii" dentro do cérebro. Não é o Tinitus do ouvido, é o cérebro que parece estar fritando. Será que é acumulo de cobre?
    Já fui em Neuro, Psiquiatra, Psicologo. Pô! Nenhum sitou algo relacionado a algum excesso ou deficiência de algum mineral ou vitamina.
    Pode me dizer se você percebeu algum barulho de "i" variável e baixo dentro do seu cérebro.
    Agradeço.

    ResponderExcluir